Redação de Sucesso - Os Dez Mandamentos
1) Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto (conciso) na construção das sentenças.
2) Use a voz ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros e jargões.
3) Evite o uso excessivo de advérbios. Tome cuidado com a gramática.
4) Tente fazer
com que os diálogos escritos (em caso de narração) pareçam uma conversa.
O uso do gerúndio empobrece o texto. Exemplo: Entendendo dessa maneira,
o problema vai-se pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro...
5) Evite o uso
excessivo do "que". Essa armadilha produz períodos longos. Prefira
frases curtas.Exemplo: O fato de que o homem que seja inteligente tenha
que entender os erros dos outros e perdoá-los não parece que seja certo.
Adjetivos que não informam também são dispensáveis. Por exemplo:
luxuosa mansão (Toda mansão é luxuosa!).
6) Evite clichês
(lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: "fazer das tripas coração",
"encerrar com chave de ouro", “silêncio mortal", "calorosos aplausos".
7) Verbo
"fazer", no sentido de tempo, não é usado no plural. É errado escrever:
"Fazem alguns anos que não viajo". O certo é “Faz alguns anos que não
viajo”.
8) Cuidado com
redundâncias. É errado escrever, por exemplo: "Há cinco anos atrás".
Corte o "há" ou dispense o "atrás". A forma correta é “Há cinco anos...”
9) A leitura intensiva facilita o uso da vírgula corretamente. Leia muito, leia sempre!
10) Nas
citações: use aspas, coloque vírgula e um verbo seguido do nome de quem
disse ou escreveu o que está sendo citado. Exemplo: “O que é escrito sem
esforço é geralmente lido sem prazer.”, disse Samuel Johnson.
Avaliação da Redação - Os Cinco Pecados Capitais |
Veja os equívocos apontados por organizadores de concursos e vestibulares como os mais cometidos pelos candidatos.
1) Ordenação das ideias
A falta de ordenação é um erro comum e indica, segundo os organizadores de vestibulares, que o candidato não tem o hábito de escrever. O texto fica sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
A falta de ordenação é um erro comum e indica, segundo os organizadores de vestibulares, que o candidato não tem o hábito de escrever. O texto fica sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
2) Coerência e coesão
Em muitas redações, fica evidente a falta de coerência: o candidato apresenta um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O candidato fica dando voltas num assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
Em muitas redações, fica evidente a falta de coerência: o candidato apresenta um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O candidato fica dando voltas num assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
3) Inadequação
A inadequação é um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em redações corretas na gramática e ortografia e coerentes na estrutura. Nesse caso, os candidatos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.
A inadequação é um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em redações corretas na gramática e ortografia e coerentes na estrutura. Nesse caso, os candidatos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.
4) Estrutura dos parágrafos
Muitos dos candidatos têm demonstrado dificuldade em separar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal-estruturada. Um erro muito comum, nesse caso, é cortar a ideia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Ou, então, deixar o pensamento sem conclusão.
Muitos dos candidatos têm demonstrado dificuldade em separar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal-estruturada. Um erro muito comum, nesse caso, é cortar a ideia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Ou, então, deixar o pensamento sem conclusão.
5) Estrutura das frases
Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separando sujeito de predicado, utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nas redações. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.
Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separando sujeito de predicado, utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nas redações. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.
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