TEXTOS 7º ANO





Redação de Sucesso  Os Dez Mandamentos
1) Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto (conciso) na construção das sentenças.
2) Use a voz ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros e jargões. 
3) Evite o uso excessivo de advérbios. Tome cuidado com a gramática.
4) Tente fazer com que os diálogos escritos (em caso de narração) pareçam uma conversa. O uso do gerúndio empobrece o texto. Exemplo: Entendendo dessa maneira, o problema vai-se pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro...
5) Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas.Exemplo: O fato de que o homem que seja inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdoá-los não parece que seja certo. Adjetivos que não informam também são dispensáveis. Por exemplo: luxuosa mansão (Toda mansão é luxuosa!).
6) Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: "fazer das tripas coração", "encerrar com chave de ouro", “silêncio mortal", "calorosos aplausos".
7) Verbo "fazer", no sentido de tempo, não é usado no plural. É errado escrever: "Fazem alguns anos que não viajo". O certo é “Faz alguns anos que não viajo”. 
8) Cuidado com redundâncias. É errado escrever, por exemplo: "Há cinco anos atrás". Corte o "há" ou dispense o "atrás". A forma correta é “Há cinco anos...”
9) A leitura intensiva facilita o uso da vírgula corretamente. Leia muito, leia sempre!
10) Nas citações: use aspas, coloque vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu o que está sendo citado. Exemplo: “O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.”, disse Samuel Johnson.
Avaliação da Redação - Os Cinco Pecados Capitais
Veja os equívocos apontados por organizadores de concursos e vestibulares como os mais cometidos pelos candidatos.
1) Ordenação das ideias
A falta de ordenação é um erro comum e indica, segundo os organizadores de vestibulares, que o candidato não tem o hábito de escrever. O texto fica sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
2) Coerência e coesão
Em muitas redações, fica evidente a falta de coerência: o candidato apresenta um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O candidato fica dando voltas num assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
3) Inadequação
A inadequação é um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em redações corretas na gramática e ortografia e coerentes na estrutura. Nesse caso, os candidatos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.
4) Estrutura dos parágrafos
Muitos dos candidatos têm demonstrado dificuldade em separar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal-estruturada. Um erro muito comum, nesse caso, é cortar a ideia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Ou, então, deixar o pensamento sem conclusão.
5) Estrutura das frases
Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separando sujeito de predicado, utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nas redações. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.


Confissões de um caderno 

A vida de caderno não é tão animada.
Todo dia é a mesma coisa: casa, escola, casa.
Alguns até ajudam, mantém a mochila arrumada, e me organiza, mas outros...É melhor nem comentar.
Com bons donos ou não, sou muito importante. guardo anotações, redações, pesquisas, calculos, desenhos e bilhetes... enfim, uma porção de coisas.
Apesar da minha vida não ser animada, ela tem um lado bom. eu fico por dentro de tudo!
Mas exitem alguns de nós que sofrem bastante, pois muitas pessoas acham que a gente é só papel, mas se engana quem pensa isso.
Sem a gente o que seria do aluno? É melhor pensar bem antes de fazer pouco caso de algum caderno. 
A gente pode se revoltar!


Andressa Matos

O  Sr. Caderno

Edilson e Day: Está começando agora o JA (Jornal Adventista), hoje vamos fazer uma entrevista muito especial com o Sr. caderno.
Day: Bom dia Sr. Caderno!
Sr. caderno: Bom dia Sra Day, como vai Sr. Edilson!
Edilson: Bem muito obrigado Sr. Caderno, chega de enrolação, vamos direto ao assunto.
Day: Claro, 1ª pergunta, qual os seus componentes?
Sr. Caderno: papelalão para a capa, papel para as folhas feitas com arvores reflorestadas e metal para o arame.
Day: Muito interessante!
Edilson: Para que você serve?
Sr. Caderno: Escrever, pouco para desenhar e muito para estudar.
Edilson: Isso é bom né?
Day: Qual a sua importância?
Sr. Caderno: Comigo carrego conhecimento, ajudo a formar advogados, doutores, professores e presidentes que no futuro serão o povo da terra, que povoará todo o mundo e será o futuro da humanidade.
Edilson e Day:Terminamos assim a entrevista o JA também se vai, até outro dia pessoal!
Mabili

3 comentários:

  1. adorei o meu texto. ah......o da Mabili também.Começando o ano com o pé direito *-*
    Andressa.

    ResponderExcluir
  2. o da mabili ficou lindooo.....

    ResponderExcluir
  3. Tia que saudade eu tenho de vcs!! <3
    Ana Bárbara Rodrigues De Freitas

    ResponderExcluir