8º ANO

Para as perguntas de 01 a 28 você deverá assinalar com “C “ o que estiver correto e com“I” os
incorretos:

01) ( ) O presente é a bigorna onde se forja o futuro. (próclise)
02) ( ) Nossa vocação molda-se às necessidades. (ênclise)
03) ( ) Se não fosse a chuva, acompanhar-te-ia. (mesóclise)
04) ( ) Macacos me mordam!
05) ( ) Caro amigo, muito lhe agradeço o favor...
06) ( ) Ninguém socorreu-nos naqueles momentos difíceis.
07) ( ) As informações que se obtiveram, chocavam-se entre si.
08) ( ) Quem te falou a respeito do caso?
09) ( ) Não foi trabalhar porque machucara- se na véspera.
10) ( ) Não só me trouxe o livro, mas também me deu presente.
11) ( ) Ele chegou e perguntou-me pelo filho.
12) ( ) Em se tratando de esporte, prefere futebol.
13) ( ) Vamos, amigos, cheguem-se aos bons.
14) ( ) O torneio iniciar-se-á no próximo Domingo.
15) ( ) Amanhã dizer-te-ei todas as novidades.
16) ( ) Os alunos nos surpreendem com suas tiradas espirituosas.
17) ( ) Os amigos chegaram e me esperam lá fora.
18) ( ) O torneio iniciará-se no próximo domingo.
19) ( ) oferecida-lhes as explicações, saíram felizes.
20) ( ) Convido-te a fazeres-lhes, essa gentileza.
21) ( ) Para não falar- lhe, resolveu sair cedo.
22) ( ) É possível que o leitor nos não creia.
23) ( ) A turma quer-lhe, fazer uma surpresa.
24) ( ) A turma havia convidado-o para sair.
25) ( ) Ninguém podia ajudar-nos naquela hora.
26) ( ) Algumas haviam-nos contado a verdade.
27) ( ) Todos se estão entendendo bem.
28) ( ) As meninas não tinham nos convidado para sair.

29) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:

a) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.
b) Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo.
c) João tem-se interessado por suas novas atividades.
d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito.

30) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:
a) Tudo me era completamente indiferente.
b) Ela não me deixou concluir a frase.
c) Este casamento não deve realizar-se.
d) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas.









Indicativo Subjuntivo Imperativo

Presente Pretérito imperf. Presente Afirmativo
EU Tenho Tinha Tenha -
TU Tens Tinhas Tenhas Tem
ELE(A) Tem Tinha Tenha Tenha
NÓS Temos Tínhamos Tenhamos Tenhamos
VÓS Tendes Tínheis Tenhais Tende
ELES(AS) Têm Tinham Tenham Tenham

Pretérito perf. Pretérito +q.perf. Pretérito Imperf. Negativo
EU Tive Tivera Tivesse -
TU Tiveste Tiveras Tivesses Tenhas
ELE(A) Teve Tivera Tivesse Tenha
NÓS Tivemos Tivéramos Tivéssemos Tenhamos
VÓS Tivestes Tivéreis Tivésseis Tenhais
ELES(AS) Tiveram Tiveram Tivessem Tenham

Futuro do Pres. Futuro do Pret. Futuro Gerúndio
EU Terei Teria Tiver Tendo
TU Terás Terias Tiveres
ELE(A) Terá Teria Tiver
NÓS Teremos Teríamos Tivermos Particípio
VÓS Tereis Teríeis Tiverdes Tido
ELES(AS) Terão Teriam


Verbos abundantes são aqueles que apresentam mais de uma forma para determinada flexão. Essas formas, geralmente, ocorrem no particípio, em que, além das formas regulares (em –ado ou –ido), apresentam as formas irregulares, também conhecidas por breves ou curtas. Eis os principais verbos abundantes e seus particípios:
Verbo
Regular e Irregular
Aceitar
Aceitado e aceito
Acender
Acendido e aceso
Benzer
Benzido e bento
Concluir
Concluído e concluso
Eleger
Emergir
Entregar
Enxugar
Expelir
Expressar
Exprimir
Expulsar
Extinguir
Elegido e eleito
Emergido e emerso
Entregado e entregue
Enxugado e enxuto
Expelido e expulso
Expressado e expresso
Exprimido e expresso
Expulsado e expulso
Extinguido e extinto
Frigir
Findar
Frigido e frito
Findado e findo
Imergir
Imprimir
Inserir
Isentar
Imergido e imerso
Imprimido e impresso
Inserido e inserto
Isentado e isento
Limpar
Limpado e limpo
Matar
Morrer
Matado e morto
Morrido e morto
Omitir
Omitido e omisso
Prender
Prendido e preso
Romper
Rompido e roto
Salvar
Segurar
Soltar
Submergir
Suprimir
Suspender
Salvado e salvo
Segurado e seguro
Soltado e solto
Submergido e submerso
Suprimido e supresso
Suspendido e suspenso
Tingir
Tingido e tinto.

Pode-se dizer que os VERBOS DEFECTIVOS tem comportamento contrário ao dos verbos abundantes, pois enquanto estes apresentam mais de uma forma verbal para representar um mesmo modo, tempo e pessoa, aqueles apresentam uma ausência de algumas formas verbais, ou seja, não possuem determinadas formas conjugadas.
Vejamos os exemplos:
Verbo PARTIR (regular, 3ª conjugação, conjugado no presente do indicativo)
EU - parto
TU - partes
ELE - parte
NÓS - partimos
VÓS - partis
ELES - partem
Verbo ABOLIR (irregular, 3ª conjugação, defectivo, conjugado no presente do indicativo)
EU - ???
TU - aboles
ELE - abole
NÓS - abolimos
VÓS - abolis
ELES - abolem
Verbo COMER (regular, 2ª conjugação, conjugado no presente do indicativo)
EU - como
TU - comes
ELE - come
NÓS - comemos
VÓS - comeis
ELES - comem
Verbo REAVER (irregular, 3ª conjugação, defectivo, conjugado no presente do indicativo)
EU - ???
TU - ???
ELE - ???
NÓS - reavemos
VÓS - reaveis
ELES - ???

Definição

Os verbos anômalos acabam se encaixando nas denominações dos verbos irregulares, pois estes verbos não seguem as regras das terminações dos verbos regulares que pertencem à sua conjugação, e acabam apresentando mais de um radical quando são conjugados.

Os verbos ser e ir

Observe agora algumas diferenças de quando fazemos algumas conjugações com os verbos ser e ir.
Eu fui Tu foste
Nós fomos
Ele(a) era Ele(a) foi Eu sou Tu és
Ele(a) é
Nós seremos Que ele seja
Nós íamos
Os radicais nestas conjugações acima mudam completamente, não há uma regra que determine essas alterações e é por este motivo que estes verbos são chamados de anômalos. O verbo ser é formado pela junção de outros dois: esse (que significa ser) e sedere (que significa ficar, permanecer, estar, estar sentado). Este segundo verbo, sedere, produz uma forma primitiva, já o primeiro produz outras duas: es e fu. O verbo ir é formado pela junção de outros três verbos latinos: ire (que significa ir), vadere (que significa caminhar, andar) e fugere (que significa retirar-se, fugir). Desta forma, esses dois verbos por serem criados a partir da junção de outros verbos acabam apresentando mais de um radical quando são conjugados.

Conjugação de acordo com o modo e o tempo

Veja agora eles conjugados de acordo com o modo e tempo:
Verbos anômalos - ir
Foto: Cola da Web
Verbos anômalos - ser
Marque: A = voz ativa - B = voz passiva analítica - C = voz passiva sintética D = voz reflexiva 

1. (   ) A geada queimou os cafezais.
2. (   ) A criança queimou-se com o fogo.
3. (   ) Benzer-se-ão os nenéns.
4. (    ) Ele foi encontrado por mim.
5. (   ) Penteou-se os cabelos.
6. (    ) E os dois olharam-se por longo tempo.
7. (   ) Zezinho feriu-se levemente com a faca.
8. (   ) Priscila admirou-se diante do espelho.
9. (   ) Os jogadores cumprimentaram-se.
10. (    ) Foram derretidas as jóias.
11. (   ) As flores são regadas pelo jardineiro.
12. (    ) O rapaz se machucou.
13. (    ) Admirava-se a Deus.
14. (    ) Amava-se a todos.
15. ( ) Os carros entrechocaram-se.
16. (  ) Eu me lavo todos os dias.
17. (    ) Sofia deixou-se estar à porta da casa.
18. (    ) Precisa-se de operários especializados.
19. (   ) Dá-se terra a quem quiser.
20. (    ) O sol se erguia no horizonte.
21. (    ) Prenderam-se os ladrões.
22. (    ) Dulce foi traída pelos gestos.
23. (    ) Escreveu-se o livro.
24. (    ) O neném foi envolvido em panos limpos.
25. (    ) Maneco se envolvia em brigas e arruaças.
26. (    ) Nós nos afastaremos imediatamente.
27. (    ) Cercaram-se os ladrões.
28. (    ) O livro foi escrito por mim.
29. (    ) Nós derrotamos o adversário.
30. (    ) Põem-se as flores nos vasos da varanda.
31. (    ) Tinha-se enviado um convite ao ministro.
32. (    ) Não se vendiam apartamentos.
33. (    ) Cabelos foram arrancados.
34. (    ) Que osso duro de roer!
35. ( ) Ela é uma moça difícil de convencer.
36. ( ) O papa seria visto na rua.
37. ( ) Ver-se-ia o Papa na rua.
38. ( ) Matam-se animais nas ruas.
39. (  ) Puseram-se as frutas na geladeira.
40. (  ) Tudo foi transformado em pó.
41. ( ) Transformou-se tudo em cinzas.
42. (  ) Aguinaldo se benzeu várias vezes.
43. (  ) Manuel se queixou do frio.
44. ( ) O menino cortou-se com o vidro.

46. ( ) Consertam-se aparelhos elétricos.
47. ( ) Rodrigo sentiu-se erguido dos fardos.
48. (  ) Tu jamais te preparaste para a tragédia.
49. ( ) O público vaiaria o cantor.
50. ( ) Analisar-se-ão os trabalhos esta manhã.
51. ( ) Reformam-se roupas.
52. ( ) Deram-se as mãos e caminharam juntos.
53. ( ) Os torcedores insultavam-se.
54. () Estava-se feliz com o resultado da prova.
55. ( ) O ladrão foi perdoado pela justiça.
56. ( ) Arrombaram a casa da esquina.
57. (  ) Arrombou-se a casa da esquina.
58. ( ) Enviaram um belo presente ao vencedor.
59. ( ) O regulamento será obedecido por nós.
60. ( ) Sua filha não se penteia para os homens.
61. ( ) Encerram-se hoje as inscrições.
62. ( ) Elas podem chegar ainda hoje. 

______________________________________________________

1 - Diante das alternativas expostas, assinale a que se encontra na voz reflexiva:
a – Antigamente contavam-se muitas histórias.
b – O garoto feriu-se com o objeto pontiagudo.
c – Os artistas foram aplaudidos pela plateia.
d – As mercadorias foram repostas conforme a demanda.
e – Questões polêmicas permeiam a sociedade.


2 - Eis as seguintes frases em evidência, as quais encontram-se na voz passiva. Permute-as para a voz ativa:
a – Os conteúdos foram estudados pelos alunos.
b – Todos os comentários foram discutidos durante a reunião.
c – Todas as questões discursivas do concurso foram anuladas.
d – As crianças eram estimuladas constantemente ao hábito da leitura.
e – Os jogadores era


Aula 38

Exercícios - Complemento Nominal


1) A onomatopeia “Z Z Z Z Z Z”  indica o que?

2) O personagem que fala dá uma justificativa para o fato de Ernie não buscar o sucesso: ter medo de altura. Você acha que é esse o problema dele? Justifique com elementos da tirinha.
3) Em “medo de altura”, a expressão em destaque completa o sentido da palavra “medo” e é essencial para o sentido da frase. Logo é:
a) objeto indireto       b) complemento nominal       c) adjunto adnominal
4) Circule os complementos nominais das frases a seguir:
a) Sempre teve receio de roubos e assaltos.
b) A ciência só terá valor se for em benefício do ser humano.
c) Diminuiu a devolução de cheques em nossa cidade.
d) É preciso reduzir o consumo de água para poupar o meio ambiente.

5) Dos grupos de frases a seguir, identifique qual termo em destaque, assinale a opção em que o termo em destaque é complemento nominal:

(  ) Para que haja progresso, não é necessário extinguir os recursos naturais.
(  ) Para que haja progresso, não é necessária a extinção dos recursos naturais.

(  ) Todos os presentes tinham interesse pelas propostas ecológicas.
(  ) Todos os presentes interessaram-se pelas propostas ecológicas.

(  ) Lutar contra a corrupção é obrigação de todos.
(  ) A luta contra a corrupção é obrigação de todos.
6) Use complementos nominais para completar os sentidos dos nomes a seguir:
a) Ninguém mais tem interesse ______________________________.
b) Não sei quem foi o responsável ____________________________.
c) O respeito __________________ é fundamental.
d) A venda ________________ foi lucrativa para o país.
e) Independentemente ____________________, iremos à manifestação pela paz.
f) Esperamos ser úteis ________________________.
g) Perdi a confiança _______________________.

xercícios - Complemento Nominal


1) A onomatopeia “Z Z Z Z Z Z”  indica o que?

2) O personagem que fala dá uma justificativa para o fato de Ernie não buscar o sucesso: ter medo de altura. Você acha que é esse o problema dele? Justifique com elementos da tirinha.
3) Em “medo de altura”, a expressão em destaque completa o sentido da palavra “medo” e é essencial para o sentido da frase. Logo é:
a) objeto indireto       b) complemento nominal       c) adjunto adnominal
4) Circule os complementos nominais das frases a seguir:
a) Sempre teve receio de roubos e assaltos.
b) A ciência só terá valor se for em benefício do ser humano.
c) Diminuiu a devolução de cheques em nossa cidade.
d) É preciso reduzir o consumo de água para poupar o meio ambiente.

5) Dos grupos de frases a seguir, identifique qual termo em destaque, assinale a opção em que o termo em destaque é complemento nominal:

(  ) Para que haja progresso, não é necessário extinguir os recursos naturais.
(  ) Para que haja progresso, não é necessária a extinção dos recursos naturais.

(  ) Todos os presentes tinham interesse pelas propostas ecológicas.
(  ) Todos os presentes interessaram-se pelas propostas ecológicas.

(  ) Lutar contra a corrupção é obrigação de todos.
(  ) A luta contra a corrupção é obrigação de todos.
6) Use complementos nominais para completar os sentidos dos nomes a seguir:
a) Ninguém mais tem interesse ______________________________.
b) Não sei quem foi o responsável ____________________________.
c) O respeito __________________ é fundamental.
d) A venda ________________ foi lucrativa para o país.
e) Independentemente ____________________, iremos à manifestação pela paz.
f) Esperamos ser úteis ________________________.
g) Perdi a confiança _______________________.



Identifiquem as conjunções dos períodos abaixo:



a) Zé Brasil trabalhou muito, porém foi despedido.

b) Minhas plantas não sobrevivem, pois não consigo matar as formigas.

c) Ele não tem assistência médica; logo sofre de muitas doenças.

d) Fique aqui, porque o coronel Tatuíra já vem e vai querer falar com você.
 A única alternativa correta a respeito do período “Jantamos num restaurante próximo de casa, depois fomos ao cinema”, é que ele:

a) apresenta quatro orações

b) apresenta três orações

c) apresenta duas orações

d) é composto por subordinação
___________________________

f- Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou.” (Graciliano Ramos)
_____________________________________________________________

g- Ora chove, ora faz calor. ____________________________________

h- Não havia necessidade, todavia insistiu em chamar o técnico. _______

i- Muita gente estava doente, mas ninguém faltou à reunião.______________

Exercícios sobre orações coordenadas

1 - Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir:

A – coordenada aditiva
B – coordenada adversativa
C – coordenada alternativa
D – coordenada explicativa
E – coordenada conclusiva

a- Não fomos ao aniversário, porém trouxemos o presente (   ).
b – Ou tentas se qualificar melhor, ou serás demitido (   ).
c – Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante (   ).
d- A garota não compareceu à aula porque estava doente (   ).
e – Viajamos muito e chegamos exaustos.
f – Não vejo importância neste tema, portanto encerraremos a reunião.
g – Não gosto de sua atitude, todavia não lhe trato mal.

2 - Analise as orações expostas e procure construir períodos compostos por coordenação utilizando-se de conectivos apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem necessárias:

a- Não me esforcei muito. Obtive um bom resultado.
b- Precisamos nos apressar. O voo já está quase partindo.
c- Ora tens uma opinião. Ora outra.
d- Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.
e- O acidente foi terrível. Não houve vítimas fatais.
f - Mariana estuda. Mariana toca no coral de sua igreja.

3 - Observe o seguinte excerto poético e em seguida atente-se para as questões que a ele se referem:

“As horas passam, os homens caem, a poesia fica” (Emílio Moura)

a – Estamos diante de um período, pois o mesmo é formado por várias orações. Como ele se denomina? E por quê?

b – As orações que o compõem são coordenadas sindéticas ou assindéticas? Justifique.


c – Reescreva os versos introduzindo as conjunções coordenadas que melhor se adequarem à ideia expressa.


06-08-2014  Atividade de casa Aula 03


Pratique e aprenda a usar com correção os sinais de pontuação!

1. Coloque as vírgulas corretamente:

"A Lagoa dos Patos é na verdade uma laguna por ter uma ligação com o oceano através da Barra de Rio Grande. Por seu tamanho é carinhosamente chamada de "mar de dentro" pelos bicuíras (gaúchos que vivem no litoral). Em 1737 quando espanhóis e portugueses brigavam pelos territórios ao sul da América Latina o brigadeiro José da Silva Paes entrou com sua esquadra por essa barra e fundou a Vila do Rio Grande de São Pedro." (Patrícia Lima)

2. Indique a frase em que o uso da vírgula está INCORRETO:

A. Sapos e pirilampos esquisitos, habitavam a floresta misteriosa.
B. Sujeito teimoso, Policarpo agora cismava em aprender medicina.
C. Chegaram os turistas felizes, falando pelos cotovelos, muito curiosos.
D. Lá pras bandas de Santa Catarina, choveu durante 20 dias sem parar.
E. Dr. Gilberto, renomado cardiologista carioca, cuidou do meu tio.

3. Use convenientemente as aspas, a vírgula e os dois-pontos no fragmento de texto abaixo:

Não sei viver sem pescar. A lagoa é a minha vida pois me dá a melhor comida o peixe. O depoimento é do pescador Celmar Pereira que vive e pesca em Rio Grande. (Patrícia Lima)

4. Empregue, de modo adequado, os sinais de pontuação (vírgula, travessão e dois-pontos) no seguinte trecho:

... Pierre no leme arribou para 330 graus. Vilfredo percebeu e alertou Pierre não esqueça o rumo é de 300 graus. Mas pai o barco está andando mais em 330 graus. (Família Schürmann; Dez anos no mar; pág. 63)

5. Use, adequadamente, os sinais de pontuação (vírgula, ponto-e-vírgula e dois-pontos) no trecho a seguir:


"Do dizer de Pinto Ferreira a relação processual eleitoral é sempre de Direito Público. Nela se encontra a presença dos seguintes sujeitos da dita relação processual eleitoral o cidadão brasileiro pessoa física e sujeito de direitos políticos o partido político o juiz ou tribunal como representante do Estado que é um sujeito de Direito Público interno." (Francisco Dirceu Barros; Direito Eleitoral; pág. 14)


EXERCÍCIOS PARA AULA 32

1 - Tendo em vista que o complemento nominal e o objeto indireto assemelham-se pelo uso da preposição, explique a diferença que há entre ambos no que se refere às suas funções.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Atenha-se às orações a seguir no intuito de destacar o complemento nominal por elas representado:

a – Marcos sempre foi leal com seus amigos.
b – Algumas empresas determinaram uma limitação dos lucros.
c – Os alunos apresentaram resistência à decisão do diretor.
d – Estamos contentes com sua visita.
e – Todos os projetos foram benéficos à população.

3 - Analise os verbos evidenciados nos excertos a seguir transformando-os em substantivos. Posteriormente, construa orações utilizando-se dos mesmos. Observe o exemplo:
Investir em saneamento básico – investimento em saneamento básico
O investimento em saneamento básico deveria ser prioridade do governo.     

a – respeitar as pessoas
b – criticar as decisões
c – confiar em si mesmo
d – comemorar a conquista.

EXERCÍCIOS PARA AULA 33

1 - Os termos destacados estão corretamente classificados, exceto em:
a – (     ) Ficaram encantados com sua gentileza – objeto direto
b – (     ) Com as mãos no rosto, parecia petrificado – predicativo do sujeito
c – (     ) Quanto tempo perdido em brincadeira! - Adjunto adnominal
d – (     ) Procurava alívio para seus sofrimentos – complemento nominal
e – (     ) A mim, pobre infeliz, todos abandonam – aposto

03-02-2014
Exercícios de revisão

Considere estes versos de Olavo Bilac:
1- “Longe do turbilhão estéril da rua,/Beneditino, escreve!”:

2 – “De tal modo, que a imagem fique nua [...]”
3 –  “E, natural, o efeito agrade,/Sem lembrar os andaimes do edifício”.

Os verbos em destaque classificam-se, respectivamente, como:

a) intransitivo – de ligação – transitivo direto.
b) transitivo direto – intransitivo – intransitivo
c) transitivo – intransitivo – transitivo
d) transitivo – de ligação - intransitivo
e) transitivo direto – de ligação – transitivo direto e indireto

Assinale as alternativas corretas, de acordo com a classificação das frases entre parênteses.

1)  Eles querem o carro. (predicado verbal)
2)  Os garotos chegaram cansados ao museu. (predicado verbo-nominal).
4)  O rei tornou-se ladrão. (predicado verbal)
8)  Os bêbados, furiosos, viraram a mesa do bar. (predicado nominal)


16)  O pobre mendigo, depois de receber a herança que lhe era devida, virou rei. (predicado nominal)

10-02-2014

1. Classifique os verbos em destaque nas orações abaixo quanto à predicação  verbal (VL – I –TD –TI –TDI):
a) Há estranhos em casa. ____________________________
b) «Diante da mãe e do chinelo parou.»  ___________________________
c)  Falamos aos cronistas urbanos. ____________________________
d) Ficou desapontado . ____________________________
       Depois quase chorou de ódio.» ____________________________
e) Conhecestes a mãe de Maria? ______________________
f)  Paulo lhe deu flores lindas. _____________________
g) O primeiro ensaio foi logo à noite. ____________________________
h) Fiquem atentos, por favor! ________________________
i) Permaneceram atônitos . ______________________

j) Os trens apitavam . ______________________

2.Faça a correlação, tendo em vista o tipo de predicado, e sublinhe o predicativo, se houver: 
(1) Predicado verbal      (2) Predicado nominal         (3) Predicado verbo-nominal
 1. (    ) «O homem parecia assustado.» 
2.(    )   O freguês  saiu da loja.
3.(    ) «Nossos guerreiros voltaram vitoriosos.»
4.(    ) O mágico parece ágil.
5.(    ) Nossos guerreiros voltaram.
6.(    ) Nossos guerreiros lutaram bravamente.
7.(    ) A turma  ficou atônita.
8.(    ) O  homem enfrentou  seu adversário.
9.(    ) O  freguês saiu da loja satisfeito.
10.(    )«Não sou o herói do dia.»
11.(    ) «Os sapos gargarejavam alto.»
12.(    ) Virgília entrou tristonha e sossegada.
13.(    ) Virgília entrou cautelosamente.
14.(    ) «Os guindastes rangiam.»
15)(    ) Os rapazes receberam alegres as medalhas.


Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos predicados das orações abaixo: 

               I - Todos nós consideramos a sua atitude  infantil.

               II - A multidão caminhava pela estrada .

               III -  A criançada continua emocionada.

a) predicado verbal, predicado nominal,  predicado verbo-nominal.

b) predicado nominal, predicado verbal,  predicado verbo-nominal.

c)  predicado verbo-nominal,  predicado verbal,   predicado nominal.

d) predicado verbo-nominal, predicado nominal, predicado verbal.

e) predicado verbal, I predicado verbal, predicado verbo-nominal.


_________________________________________________________________________________

Exercícios: Período simples e composto (2)


Leia esta anedota:

— O senhor admite que levou o carro e nega que o tenha roubado. Pode me explicar isto?
— Eu não roubei, senhor juiz. O carro estava parado na porta do cemitério, e eu, naturalmente, pensei que o dono tivesse morrido...
(Donaldo Buchweitz, org. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001. p.101.)

1 – Quantas frases há nesse texto?

________________________________________

2 – Na anedota, há dois períodos simples. Identifique-os.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Observe o primeiro e o último períodos do texto.
a) O primeiro período é simples ou composto? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quantas orações compõem o último período do texto? Quais são elas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Leia este poema, de Manuel Bandeira:

Céu

A criança olha
Para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
Quer tocar o céu.

Não sente a criança
Que o céu é ilusão:
Crê que o não alcança
Quando o tem na mão.
(Estrela da vida inteira. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970. p. 195.)

4 – Observe os períodos e as orações que compõem a 1ª estrofe.
a) Qual é o número de períodos?______________________________
b) Os períodos são simples ou compostos?_________________________________________________________
c) Quantas orações há no 2° período dessa estrofe?
_______________________________________________________________

5 - Com relação à 2ª estrofe:

a) Qual é o número de orações existentes nessa estrofe?

_________________________________________________


Exercícios sobre figuras de linguagem (11-09)
 1. Qual a metáfora usada para descrever os vaga-lumes no trecho a seguir?
“Do alto de uma figueira
Onde pouso para dormir
Posso ver os vaga-lumes:
São milhares de pingos de luz
Que tentam cobrir o escuro”

2. Que figura de linguagem aparece em “Já te pedi mil vezes esse favor/ ela morre de amores por você!?
a)      comparação
b)      prosopopeia
c)       eufemismo
d)      catacrese
e)      hipérbole


3.       Identifique a personificação de “O sol nasce mais cedo no verão” .
R: o sol nasce
4.       Em “Chegou cedo, hein! Duas horas da manhã!” a figura de linguagem presente é:
a)      Personificação
b)      Prosopopeia
c)       Ironia
d)      Eufemismo

5.  Qual a metonímia presente na oração “Você pode dar uma mãozinha aqui”?

6.  Leia as orações e informe que figura de linguagem aparece em cada uma delas.
a)      Os braços daquela cadeira estavam quebrados. catacrese
b)      Amar é um deserto. metáfora
c)       “De repente do riso fez-se o pranto Silencioso e branco como a bruma” antítese
d)      “A felicidade é como a pluma”. comparação
e)      “Tic-tac fazia sempre o relógio da igreja”. onomatopeia

01. “de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira...", a figura de linguagem presente é:

A) metáfora
B) hipérbole
C) pleonasmo
D) polissíndeto
E) antítese

02. No trecho: "O pavão é um arco-íris de plumas", enquanto procedimento estilístico temos uma:

A) metáfora
B) comparação
C) metonímia
D) hipérbole
E) anáfora

03. No trecho: "...“Plunct, plact, zum, você não vai a lugar nenhum.” (Raul Seixas) encontramos a seguinte
figura de linguagem:

A) onomatopeia
B) hipérbole
C) perífrase
D) eufemismo
E) metonímia

04. No trecho: “Tudo cura o tempo, tudo gasta, tudo digere”. (Vieira) encontramos a figura de linguagem chamada:

A) silepse de pessoa
B) elipse
C) anacoluto
D) hipérbole
E) anáfora

05. Em qual das opções há erro de identificação das figuras?

A) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
B) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopeia)
C) Sentei no braço da poltrona para descansar. (catacrese)
D) Li Cecília Meirelles. (metáfora)
E) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector) (onomatopeia)

06. Na expressão: “Todos estão morrendo de sede”, a figura de pensamento presente é:

A) metáfora
B) hipérbole
C) pleonasmo
D) anáfora
E) antítese

07. Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é:

A) pleonasmo
B) comparação
C) eufemismo
D) hipérbole
E) anáfora

08. No trecho: “O vento beija meus cabelos. ” (Lulu Santos) tem-se a figura de linguagem:

A) prosopopeia
B) onomatopeia
C) metonímia
D) hipérbole
E) metáfora

09. “Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado” (Martinho da Vila) a figura de linguagem é:

A) polissíndeto
B) comparação
C) metáfora
D) hipérbole
E) pleonasmo

10. “Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida”, a figura de linguagem na frase é:

A) prosopopeia
B) ironia
C) catacrese
D) hipérbole
E) anáfora

FIGURAS DE LINGUAGEM
São recursos usados pelo falante para realçar a sua mensagem.
1) ELIPSE – ZEUGMA
Veja os exemplos:
1-Na estante, livros e mais livros.
2-Ele prefere um passeio pela praia; eu, cinema.
No 1º exemplo temos uma elipse, já no 2º, a figura que aparece é o zeugma.
A elipse consiste na omissão de um termo que é facilmente identificado.
No exemplo 1, percebemos claramente que o verbo “haver” foi omitido.
No exemplo 2, ocorre zeugma, que é a omissão de um termo que já fora expresso anteriormente.
“Ele prefere um passeio pela praia;eu, (prefiro) cinema.”(Não houve necessidade de repetir o verbo, pois entendemos o recado).
Na oração: “Ela cantou uma canção linda!”, houve o emprego de um termo desnecessário, pois quem canta, só pode cantar uma canção.
Na famosa frase: “Vi com meus próprios olhos.”, também ocorre o mesmo.
Pleonasmo é a repetição de idéias
Exemplos:
Correm pelo parque as crianças da rua.
Na escada subiu o pintor.
As duas orações estão na ordem inversa.
O hipérbato consiste na inversão dos termos da oração.
Na ordem direta ficaria:
As crianças da rua correm pelo parque.
O pintor subiu na escada.
É a falta de nexo que existe entre o início e o fim de uma frase.
Dois gatinhos miando no muro, conversávamos sobre como é complicada a vida dos animais.
Novas espécies de tubarão no Japão, pensava em como é misteriosa a natureza.
5) SILEPSE
É a concordância com a ideia e não com a palavra dita.
Pode ser: de gênero, número ou pessoa.
SILEPSE DE GÊNERO (masc./fem.)Vossa Excelência está admirado do fato?
O pronome de tratamento “Vossa Excelência” é feminino, mas o adjetivo “admirado” está no masculino. Ou seja, concordou com a pessoa a quem se referia (no caso, um homem).
Aqui temos o feminino e o masculino, logo, silepse de gênero.
SILEPSE DE NÚMERO (singular/plural)
Aquela multidão gritavam diante do ídolo.
Multidão está no singular, mas o verbo está no plural.
“Gritavam” concorda com a ideia de plural que está em “multidão”.
Mais exemplos.
A maior parte fizeram a prova.
A grande maioria estudam uma língua.
SILEPSE DE PESSOA
Todos estávamos nervosos.
Esta frase levaria o verbo normalmente para a 3ª pessoa (estavam – eles) mas a concordância foi feita com a 1ª pessoa(nós).
Temos aqui 2 pessoas ( eles e nós ) logo, silepse de pessoa.
Mais exemplos:
As duas comemos muita pizza.(elas – nós)
Todos compramos chocolates e balas.(eles – nós)
Os brasileiros sois um povo solidário. (eles – vós)
Os cariocas somos muito solidários.(eles – nós)
6) METÁFORA – COMPARAÇÃO
1-Aquele homem é um leão.
Estamos comparando um homem com um leão, pois esse homem é forte e corajoso como um leão.
2-A vida vem em ondas como o mar.
Aqui também existe uma comparação, só que desta vez é usado o conectivo comparativo: como.
O exemplo 1 é uma metáfora e o exemplo 2 é uma comparação.
Exemplos de metáfora.
Ele é um anjo.
Ela uma flor.
Exemplos de comparação.
A chuva cai como lágrimas.
A mocidade é como uma flor.
Metáfora: sem o conectivo comparativo.
Comparação: com o conectivo (como, tal como, assim como)
Aqui também existe a comparação, só que desta vez ela é mais objetiva.
Ele gosta de ler Agatha Christie.
Ele comeu uma caixa de chocolate.
(Ele comeu o que estava dentro da caixa)
A velhice deve ser respeitada.
Pão para quem tem fome.(“Pão” no lugar de “alimento”)
Não tinha teto em que se abrigasse.(“Teto” em lugar de “casa”)
8) PERÍFRASE – ANTONOMÁSIA
A Cidade Maravilhosa recebe muitos turistas durante o carnaval.
O Rei das Selvas está bravo.
A Dama do Suspense escreveu livros ótimos.
O Mestre do Suspense dirigiu grandes clássicos do cinema.
Nos exemplos acima notamos que usamos expressões especiais para falar de alguém ou de algum lugar.
Cidade Maravilhosa: Rio de Janeiro
Rei das Selvas: Leão
A Dama do Suspense: Agatha Christie
O Mestre do Suspense: Alfred Hitchcock
Quando usamos esse recurso estamos empregando a perífrase ou antonomásia.
Perífrase, quando se tratar de lugares ou animais.
Antonomásia, quando forem pessoas
A catacrese é o emprego impróprio de uma palavra ou expressão por esquecimento ou ignorância do seu real sentido.
Sentou-se no braço da poltrona para descansar.
A asa da xícara quebrou-se.
O pé da mesa estava quebrado.
Vou colocar um fio de azeite na sopa.
10) ANTÍTESE
Emprego de termos com sentidos opostos.
Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente.
A guerra não leva a nada, devemos buscar a paz.
11) EUFEMISMO
Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro.
Acho que não fui feliz nos exames.
O intuito dessas orações foi abrandar a mensagem, ou seja, ser mais educado.
No exemplo 1 o verbo “roubar” foi substituído por uma expressão mais leve.
O mesmo ocorre co o exemplo 2 , “reprovado “ também foi substituído por uma expressão mais leve.
12) IRONIA
Que homem lindo! (quando se trata, na verdade, de um homem feio.)
Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor!
Que bolsa barata, custou só mil reais!
É o exagero na afirmação.
Já lhe disse isso um milhão de vezes.
Quando o filme começou, voei para casa.
Atribuição de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais e inanimados.
A formiga disse para a cigarra: ” Cantou…agora dança!”

 Próclise

Na próclise, o pronome surge antes do verbo. Costuma ser empregada:
a) Nas orações que contenham uma palavra ou expressão de valor negativo.
Exemplos:

























Ninguém o apoia.
Nunca se esqueça de mim.
Não me fale sobre este assunto.
b) Nas orações em que haja advérbios e pronomes indefinidos, sem que exista pausa.
Exemplos:

























Aqui se vive. (advérbio)
Tudo me incomoda nesse lugar. (pronome indefinido)

Obs.: caso haja pausa depois do advérbio, emprega-se ênclise.
Por Exemplo:

























Aqui, vive-se.
c) Nas orações iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos.
Exemplos: 

























Quem te convidou para sair? (pronome interrogativo)
Por que a maltrataram? (advérbio interrogativo)

 Mesóclise

Emprega-se a mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo, desde que não se justifique a próclise. O pronome fica intercalado ao verbo.
Exemplos:

























Falar-lhe-ei a teu respeito. (Falarei + lhe)
Procurar-me-iam caso precisassem de ajuda. (Procurariam + me)

Observações:
a) Havendo um dos casos que justifique a próclise, desfaz-se a mesóclise.
Por Exemplo:

























Tudo lhe emprestarei, pois confio em seus cuidados. (O pronome "tudo" exige o uso de próclise.)
b) Com esses tempos verbais (futuro do presente e futuro do pretérito) jamais ocorre a ênclise.
c) A mesóclise é colocação exclusiva da língua culta e da modalidade literária.

 Ênclise

A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente:
a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.
Exemplos:

























Diga-me apenas a verdade.
Importava-se com o sucesso do projeto.

b) Nas orações reduzidas de infinitivo.
Exemplos:

























Convém confiar-lhe esta responsabilidade.
Espero contar-lhe isto hoje à noite.

c) Nas orações reduzidas de gerúndio (desde que não venham precedidas de preposição "em".)
Exemplos:

























A mãe adotiva ajudou a criança, dando-lhe carinho e proteção.
O menino gritou, assustando-se com o ruído que ouvira.

d) Nas orações imperativas afirmativas.
Exemplos:

























Fale com seu irmão e avise-o do compromisso.
Professor, ajude-me neste exercício!

Observações:
1) A posição normal do pronome é a ênclise. Para que ocorra a próclise ou a mesóclise é necessário haver justificativas.
2) A tendência para a próclise na língua falada atual é predominante, mas iniciar frases com pronomes átonos não é lícito numa conversação formal. Por Exemplo:

























Linguagem Informal: Me alcança a caneta.
Linguagem Formal: Alcança-me a caneta.

3) Se o verbo não estiver no início da frase, nem conjugado nos tempos Futuro do Presente ou Futuro do Pretérito, é possível usar tanto a próclise como a ênclise.


























Exemplos:
Eu me machuquei no jogo.
Eu machuquei-me no jogo.
As crianças se esforçam para acordar cedo.
As crianças esforçam-se para acordar cedo. 
 

18-08-2013

CONTEÚDO SOBRE COLOCAÇÃO PRONOMINAL

Para as perguntas de 01 a 28 você deverá assinalar com P para  próclise, E para ênclise e M para mesóclise.

01) (   ) O presente é a bigorna onde se forja o futuro. (próclise)
02) (   ) Nossa vocação molda-se às necessidades. (ênclise)
03) (   ) Se não fosse a chuva, acompanhar-te-ia. (mesóclise)
04) (   ) Macacos me mordam!
05) (   ) Caro amigo, muito lhe agradeço o favor...
06) (   ) Ninguém socorreu-nos naqueles momentos difíceis.
07) (   ) As informações que se obtiveram, chocavam-se entre si.
08) (   ) Quem te falou a respeito do caso?
09) (   ) Não foi trabalhar porque machucara- se na véspera.
10) (   ) Não só me trouxe o livro, mas também me deu presente.
11) (   ) Ele chegou e perguntou-me pelo filho.
12) (   ) Em se tratando de esporte, prefere futebol.
13) (   ) Vamos, amigos, cheguem-se aos bons.
14) (   ) O torneio iniciar-se-á no próximo Domingo.
15) (   ) Amanhã dizer-te-ei todas as novidades.
16) (   ) Os alunos nos surpreendem com suas tiradas espirituosas.
17) (   ) Os amigos chegaram e me esperam lá fora.
18) (   ) O torneio iniciará-se no próximo domingo.
19) (   ) oferecida-lhes as explicações, saíram felizes.
20) (   ) Convido-te a fazeres-lhes, essa gentileza.
21) (   ) Para não falar- lhe, resolveu sair cedo.
22) (   ) É possível que o leitor nos não creia.
23) (   ) A turma quer-lhe, fazer uma surpresa.
24) (   ) A turma havia convidado-o para sair.
25) (   ) Ninguém podia ajudar-nos naquela hora.
26) (   ) Algumas haviam-nos contado a verdade.
27) (   ) Todos se estão entendendo bem.
28) (   ) As meninas não tinham nos convidado para sair.
29) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:
a) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.
b) Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo.
c) João tem-se interessado por suas novas atividades.
d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito.
30) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:
a) Tudo me era completamente indiferente.
b) Ela não me deixou concluir a frase.
c) Este casamento não deve realizar-se.
d) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas.


05-06-2013

COMPLETE AS FRASES, FLEXIONANDO OS VERBOS ENTRE PARÊNTESES:

  1. SE ELES ...................................... LOGO, AINDA DARÁ TEMPO DE .................................AO CINEMA.( VIR - IR)
  2. CONVINHA A TODOS QUE ELA ...............................................O TRABALHO TERMINADO.( TRAZER)
  3. ....................................QUE ELE NÃO CHEGUE A TEMPO DE .......................................JUNTOS.(RECEAR- CEAR)
  4. VOCÊ .......................................TEM TUDO O QUE OUVIU? ( CRER)
  5. VOCÊ SÓ SERÁ RESPEITADO SE SE ......................................( IMPOR)
  6. QUANDO ELE ......................................UMA CANÇÃO DE PAZ, PODERÁ DESCANSAR.( COMPOR)
  7. FICAREI FELIZ SE VOCÊ ...........................................A CALMA.( MANTER)
  8. AS PROVAS QUE ...........................................MAIS ERROS SERIAM COMENTADAS.( CONTER)
  9. NÃO CHEGUEI ANTES PORQUE ALGUNS PROBLEMAS ...........................................POR MAIS TEMPO.(DETER)
  10. TU NÃO ..............................................UM SONHO COMO EU ........................................(CONSTRUIR)
  11. QUANDO ESTOU NERVOSA, AO INVÉS DE CHORAR EU ......................................... (RIR)
  12. NÃO .....................................INDELICADOS COM OS NOSSOS SEMELHANTES.(SER)
  13. SE AO MENOS EU ............................................... O QUE IA ACONTECER...(PREVER)
  14. NÃO É POSSÍVEL QUE .....................................ELES OS RESPONSÁVEIS POR ISSO.(SER)
  15. VOU ATÉ LÁ; TALVEZ .......................................ALGUM RECADO PARA MIM.(HAVER)
  16. O IMPORTANTE É COMPETIR, NÃO IMPORTA QUE ....................................OU NÃO OS VENCEDORES.(SER)
  17. SE VOCÊ ...............................................ESTUDADO MAIS, ..........................................PASSADO DE ANO.(TER)
  18. ............................................O DIREITO DE USAR O MEU DINHEIRO COMO BEM ENTENDERDES?( TER)
  19. .............................................NÓS ACERTANDO OU NÃO, O IMPORTANTE É ......................................O DIREITO DE ESCOLHER.( ESTAR - TER)
  20. ELE NOS DISSE QUE SE .....................................MUITO TRABALHO, CHEGARIA MAIS TARDE.(HAVER)
  21. CASO ELE .......................................ALGUM OBSTÁCULO NO NEGÓCIO, ....................................PELO MENOS O MEU DINHEIRO.( PÔR - REAVER)
  22. NÃO ............................................E ACABAMOS SEM CARNE.( PRECAVER-SE)
  23. SE VOCÊ ..........................................UM RECURSO, TALVEZ .....................................SEUS BENS.( INTERPOR - REAVER)
  24. SEM QUE NINGUÉM TIVESSE ......................................................, O PRÓPRIO GAROTO ...........................................CONTRA OS FALSOS AMIGOS.( INTERVIR - PRECAVER-SE)
  25. É BOM QUE EU ME ..................................................(ACAUTELAR)
  26. PEDI-LHE QUE SE ...............................................CONTRA O PERIGO DOS TÓXICOS.( PRECAVER)
  27. FELIZMENTE, EU ME ..................................................( REAVER)
  28. NÃO CREIO QUE ELES ......................................O PRESTÍGIO PERDIDO.( RECUPERAR)
  29. AS FORMIGAS NÃO DESANIMAM E ..........................................................O NINHO.( RECONSTRUIR)
  30. OS MALES NÃO SE ......................................................, LASTIMANDO-OS .( REMEDIAR)
  31. FELIZ SERÁS TU SE ................................................O QUE PERDESTE.(REAVER)
  32. NENHUM DESCANSO TERÍAMOS, SE NÃO ..........................................O TALISMÃ.(REAVER)
  33. .......................................A DEUS QUE TAL NÃO ACONTEÇA.( PEDIR)
  34. O INVERNO, DENTRO DE POUCOS DIAS, AFASTARÁ O SOL E ......................................O FRIO.(TRAZER)
  35. NADA O ........................................., ENQUANTO NÃO TIVESSE CERTEZA DO AMOR DELA.( SATISFAZER)
  36. SE ....................................................CONTRATEMPOS, NÃO DESANIMES.( SOBREVIR)
  37. O GUARDA PERSEGUE  E......................................O ASSALTANTE.( BALEAR)
  38. CULTIVAI AS BOAS MANEIRAS, QUE ELAS VOS ...............................SIMPÁTICOS.( FAZER)
  39. NÃO É JUSTO QUE NÓS .........................................O NÚMERO DE CONVIVAS NO BANQUETE DA VIDA..( DIMINUIR)
  40. TERRORISTAS ATACAM A EMBAIXADA E .............................................CARROS DE DIPLOMATAS.(INCENDIAR)
  41. SE VOCÊ ................................................A MELODIA, EU FAREI A LETRA DA CANÇÃO.( COMPOR)
  42. OS REVOLUCIONÁRIOS TOMARAM A CIDADE E ...................................O PRESIDENTE.( DEPOR)
  43. ENQUANTO EU ........................................A LOUÇA, MINHA MÃE ENXUGA E GUARDA.( ENXAGUAR)
  44. CONVÉM QUE ELE ...............................................A CASA, ANTES DE MARCAR A DATA DO CASAMENTO.( MOBILIAR)
  45. É PRECISO QUE NÓS ......................................AS PLANTAS.( AGUAR)
46) NÓS ..............................................................QUE O RIO FOSSE FUNDO.( SUPOR - PRET.IMP.IND)
47) EU NÃO ................................................NA DISCUSSÃO.( INTERVIR - PRET.PERF.IND)
48) O MOTORISTA PAROU O CARRO, .............................................COM VIOLÊNCIA.(FREAR - GERÚNDIO)
49) SETE PAÍSES DO PACÍFICO..................................................AOS TESTES NUCLEARES.( OPOR-SE - PRET.PERF.IND)
50) ELE PARECIA RECEOSO DE QUE ALGUÉM O ................................................(CONTRADIZER - PRET.IMP.SUB)

 

28-05-2013

2 - Nas frases que seguem, determine qual é o verbo auxiliar e qual o verbo principal

a) Tenho viajado muito pouco por falta de dinheiro.

b) Quando o jantar foi servido, todos já haviam chegado.

c) Eu estava trabalhando quando fui chamado pelo chefe.

d) Será que o governo vai anunciar alguma mudança na economia?

e) Os alunos serão homenageados pela colaoração prestada à escola.

 3 - Complete as frases com o particípio dos verbos dos parênteses, fazendo as concordâncias necessárias.

a) Ao fim do dia, os operários_________voltam para suas casas. (cansar)

b) São muitos os menores___________. (abandonar)

c) Era uma criança___________ na multidão. (perder)

d) Mantinha os olhos__________ no aviso:"Fechado para almoço". (pregar)

4 - Informe se a ação verbal destacada está na voz ativa, passiva ou reflexiva.

a) As árvores foram derrubadas pelo vento.

b) A geada queimou os cafezais.

c) Nós derrotamos o adversário.

d) O pequeno garoto queimou-se

e) Essa materia será explicada pelo professor amanhã.

f) Carolina olhou-se no espelho.

g) As flores são regadas pelo jardineiro.

h) Encontrei-o na festa.

i) Ele foi encontrado por mim.

j) Foram derretidas as jóias. 


21-05-2013

1. Preencha as lacunas corretamente, usando os verbos irregulares no tempo pedido:

a. Ainda que eu ____________ o torcedor mais fanático, meu time ainda perde. (Ser/Presente do Subjuntivo)
 b. Eles _____________ muitos amigos, mas todos eles ___________ embora. (Ter/ Ir/ Pretérito Imperfeito do Indicativo)
c. Eu _____________ uma linda canção para você (Compor/ Pretérito Perfeito do Indicativo)
d. Se ele _____________ mais esperto, ___________ o que está acontecendo (Ser/ Ver/ Futuro do Pretérito do Indicativo)
e. João e Maria ________ até a floresta em busca de ouro. (Ir/ Futuro do Presente do Indicativo)
f. Eu ______ o que ________. (Ser/ Presente do Indicativo)
g. Tu ____________ muito dinheiro na poupança antes de falir (Reter/ Pretérito Imperfeito do Indicativo)
h. Vós __________ doentes nestes últimos dias? (Estar/ Pretérito Perfeito do Indicativo)
i. Filipe e eu ____________ para a festa. (Vir/ Presente do Indicativo)
j. Quando tu __________ o José, me avise. (Ver/ Futuro do Subjuntivo)

 

  1. A forma correta do verbo submeter-se, na 1a. pessoa do plural do imperativo afirmativo é:

A. submetamo-nos
B. submeta-se
C. submete-te
D. submetei-vos
2. __________ mesmo que és capaz de vencer; __________ e não __________ .
A. Mostra a ti - decide-te - desanime
B. Mostre a ti - decida-te - desanimes
C. Mostra a ti - decida-te - desanimes
D. Mostra a ti - decide-te - desanimes
3. Depois que o sol se __________, haverão de __________ as atividades.
A. pôr - suspender
B. por - suspenderem
C. puser - suspender
D. puser - suspenderem
4. Não se deixe dominar pela solidão. __________ a vida que há nas formas da natureza, __________ atenção à transbordante linguagem das coisas e __________ o mundo pelo qual transita distraído.
A. Descobre - presta - vê
B. Descubra - presta - vê
C. Descubra - preste - veja
D. Descubra - presta - veja
5. Se __________ a interferência do Ministro nos programas de televisão e se ele __________, não ocorreriam certos abusos.
A. requerêssemos - interviesse
B. requiséssemos - interviesse
C. requerêssemos - intervisse
D. requizéssemos - interviesse
6. Se __________ o livro, não __________ com ele; __________ onde combinamos.
A. reouveres - fiques - põe-no
B. reouveres - fiques - põe-lo
C. reaveres - fica - ponha-o
D. reaveres fique - ponha-o
7. Se eles __________ suas razões e __________ suas teses, não os __________ .
A. expuserem - mantiverem - censura
B. expuserem - mantiverem - censures
C. exporem - manterem - censures
D. exporem - manterem - censura
8. Se o __________ por perto, __________; ele __________ o esforço construtivo de qualquer pessoa.
A. veres - precavenha-se - obstrue
B. vires - precavém-te - obstrui
C. veres - acautela-te - obstrui
D. vires - acautela-te - obstrui
9. Se ele se __________ em sua exposição, __________ bem. Não te __________.
A. deter - ouça-lhe - precipites
B. deter - ouve-lhe - precipita
C. detiver - ouve-o precipita
D. detiver - ouve-o -precipites
10. Os habitantes da ilha acreditam que, quando Jesus __________ e __________ todos em paz, haverá de abençoá-los.
A. vier - os ver
B. vir - os ver
C. vier - os vir
D. vier - lhes vir
11. Os pais ainda __________ certos princípios, mas os filhos já não __________ neles e __________ de sua orientação.
A. mantém - crêem - divergem
B. mantêem - crêem - divergem
C. mantêm - crêem - divergem
D. mantém - crêem - divirgem
12. Se todas as pessoas __________ boas relações e __________ as amizades, viveriam mais felizes.
A. mantivessem - refizessem
B. mantivessem - refazessem
C. mantiverem - refizerem
D. mantessem - refizessem
13. __________ graves problemas que o __________, durante vários anos, no porto, e impediram que __________ , em tempo devido, sua promoção.
A. sobreviram - deteram - requeresse
B. sobreviram - detiveram - requisesse
C. sobrevieram - detiveram - requisesse
D. sobrevieram - detiveram - requeresse
14. Eu não __________ a desobediência, embora ela me _________, portanto, não __________ comigo.
A. premio - favoreça - contes
B. premio - favorece - conta
C. premio - favoreça - conta
D. premeio - favoreça - contas
15. Se ao menos ele __________ a confusão que aquilo ia dar! Mas não pensou, não se __________, e __________ na briga que não era sua.
A. prevesse - continha - interveio
B. previsse - conteve - interveio
C. prevesse - continha - interviu
D. previsse - conteve - interviu


VERBOS IRREGULARES

Os verbos irregulares são aqueles que sofrem alterações, em geral, em seu radical.
Tenho
Tens
Tem
Temos
Tendes
Têm
Observação: note que o verbo TER sofreu alterações em seu radical em praticamente todas as pessoas na conjugação do presente do indicativo.
A seguir veremos alguns exemplos de verbos irregulares em todos os modos.
VERBOS IRREGULARES – 1ª CONJUGAÇÃO – DAR.
MODO INDICATIVO
Presente Pretérito imperfeito Pretérito perfeito Pretérito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretérito
Dou Dava Dei Dera Darei Daria
Dás Davas Deste Deras Darás Darias
Dava Deu Dera Dará Daria
Damos Dávamos Damos Déramos Daremos Daríamos
Dais Dáveis Destes Déreis Dareis Daríeis
Dão Davam Deram Deram Darão Dariam
MODO SUBJUNTIVO
Presente Pretérito imperfeito Futuro
Desse Der
Dês Desses Deres
Desse Der
Demos Déssemos Dermos
Deis Désseis Derdes
Dêem Dessem Derem
MODO IMPERATIVO
Afirmativo Negativo
Não dês
Não dê
Demos Não demos
Daí Não deis
Dêem Não dêem

FORMAS NOMINAIS

Infinitivo impessoal
DAR
Infinitivo pessoal
Dar
Dares
Dar
Darmos
Dardes
Darem
Gerúndio
Dando
Particípio
Dado

VERBOS IRREGULARES – 2ª CONJUGAÇÃO – HAVER

MODO INDICATIVO
Presente Pretérito imperfeito Pretérito perfeito Pretérito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretérito
Hei Havia Houve Houvera Haverei Haveria
Hás Havias Houveste Houveras Haverás Haverias
Havia Houve Houvera Haverá Haveria
Havemos Havíamos Houvemos Houvéramos Haveremos Haveríamos
Havei Havíeis Houveste Houvéreis Havereis Haveríeis
Hão Haviam Houveram Houveram Haverão Haveriam
MODO SUBJUNTIVO
Presente Pretérito imperfeito Futuro
Haja Houvesse Houver
Hajas Houvesses Houveres
Haja Houvesse Houver
Hajamos Houvéssemos Houvermos
Hajais Houvésseis Houverdes
Hajam Houvessem Houverem
MODO IMPERATIVO
Afirmativo Negativo
Não hajas
Haja Não haja
Hajamos Não hajamos
Havei Não hajais
Hajam Não hajam

FORMAS NOMINAIS

Infinitivo impessoal
HAVER
Infinitivo pessoal
Haver
Haveres
Haver
Havermos
Haverdes
Haverem
Gerúndio
Havendo
Particípio
Havido

VERBOS IRREGULARES – 3ª CONJUGAÇÃO – FERIR.

MODO INDICATIVO
Presente Pretérito imperfeito Pretérito perfeito Pretérito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretérito
Firo Feria Feri Ferira Ferirei Feriria
Feres Férias Feriste Feriras Ferirás Feririas
Fere Feria Feriu Ferira Ferirá Feriria
Ferimos Feríamos Ferimos Feríramos Feriremos Feriríamos
Feris Feries Feristes Feríreis Feríreis Feriríeis
Ferem Feriam Feriram Feriram Ferirão Feririam
MODO SUBJUNTIVO
Presente Pretérito imperfeito Futuro
Fira Ferisse Ferir
Firas Ferisses Ferires
Fira Ferisse Ferir
Firamos Feríssemos Ferirmos
Firais Ferísseis Ferirdes
Firam Ferissem Ferirem
MODO IMPERATIVO
Afirmativo Negativo
Fere Não firas
Fira Não fira
Firamos Não firamos
Feri Não firais
Firam Não firam

FORMAS NOMINAIS

Infinitivo impessoal
FERIR
Infinitivo pessoal
Ferir
Ferires
Ferir
Ferirmos
Ferirdes
Ferirem
Gerúndio
Ferindo
Particípio
Ferido
Observação: seguem a conjugação de FERIR os seguintes verbos:
Aderir, aferir, inserir, interferir, mentir, preferir, sugerir, vestir entre outros.
 11-05-2013


AS VOZES VERBAIS
  Voz verbal é a flexão do verbo que indica se o sujeito pratica, recebe ou pratica a ação verbal.
VOZ ATIVA: quando o sujeito é agente, o praticante da ação verbal. Exs.: Precisa-se de pedreiros.
O público aplaudiu o deputado. - Vive-se bem ali.
Alice pedala a bicicleta. – Arrombaram a casa.
Assaltaram o professor à noite. – Vê-se a todos daqui.

VOZ PASSIVA: quando o sujeito é paciente, isto é, recebe ação verbal. A voz passiva subdivide-se em:

VOZ PASSIVA ANALÍTICA – apresenta a seguinte estrutura verbal: Verbo auxiliar(ser, estar, ficar) + particípio do verbo indicador de ação. Exs.:
A ponte foi reformada. – A casa foi arrombada.
A praça ficou cercada pela polícia.
A sala ficará ocupada por nós.
O professor foi assaltado ontem à noite.

VOZ PASSIVA SINTÉTICA (OU PRONOMINAL) – apresenta a seguinte estrutura: Verbo transitivo direto indicador de ação + pronome se (chamado pronome apassivador). Exs.:       
 Arrombou-se a casa.                      O objeto direto da
Reformou-se a velha ponte.            ativa passa a fun
Consertam-se sapatos.                    cionar como sujei
Vendem-se casas.                            da passiva.     
Inaugurou-se a obra no prazo.
- O sujeito da voz passiva sintética é o mesmo da passiva analítica. O verbo concorda com o sujeito.

PASSIVA DE INFINITIVO(semiótica ou latente) – a voz expressa por um infinitivo de forma ativa, mas de sentido passivo. Exs.:
O imperador deu a mão a beijar. ( para ser beijada)
Os padres levaram-no a enterrar. ( a ser enterrado)

VOZ REFLEXIVA – o sujeito pratica e recebe a ação verbal, ou seja, ele é, ao mesmo tempo, o agente e o paciente da ação. Exs.:  Judas enforcou-se.
O menino feriu-se com a faca.
A mocinha pintou-se com capricho.

VOZ REFLEXIVA RECÍPROCA – o verbo está no plural, a voz indica reciprocidade de ação. Exs.:
Os amigos abraçaram-se. (um abraçou o outro)
Os namorados se beijaram. (um ao outro)
Os vizinhos entreolharam-se. (um ao outro)
 

08-05-2013
1 - Explicite o conhecimento de que dispõe acerca dos tempos e modos verbais. Para tanto, procure preencher as lacunas fazendo uso do presente do subjuntivo do verbo expresso entre parênteses:
a – O diretor espera que todos os professores aderissem ao novo sistema o mais rápido possível. (aderir)
b – Quero muito que você à palestra, pois assim pode se inteirar um pouco mais das novas propostas. (ir)
c – É bem possível que os alunos veteranos requeram o pedido de isenção de disciplinas. (requerer)
d – Ainda que eles não compareçam ao meu aniversário, convide-os, por favor. (comparecer)
e – Acredito que eles expuseram a opinião acerca das decisões tomadas no conselho de classe. (expor)

2 - Acerca dos enunciados que seguem, sua tarefa consistirá em analisá-los e preencher cada lacuna em branco com uma forma do presente do indicativo ou do presente do subjuntivo do verbo indicado entre parênteses:

a) Nosso planejamento já está pronto. Esperamos que o seu também esteja. (estar)
b) Aqui são muito bem recebidos. Acreditamos que eles sejam. (ser)

c) Esses exercícios não valem toda a pontuação atribuída, mas a pesquisa talvez valerá. (valer)
d) Respeite as ideias alheias, por isso, faz-se necessário que ela também as respeitem. (respeitar)

e) A bagagens pequenas cabem no porta-malas do seu carro, mas é pouco provável que as grandes caibam no carro dela. (caber)
 3 - Pôr os verbos seguintes no presente do subjuntivo, começando a frase com as palavras: É preciso que nós.
1 – Nascer

2 – Ver

3 – Divertir-se

4 – Cantar
07-05-2013

Marque: A = voz ativa - B = voz passiva analítica - C = voz passiva sintética D = voz reflexiva

1. (A) A geada queimou os cafezais.
2. (E) A criança queimou-se com o fogo.
3. (C) Benzer-se-ão os nenéns.
4. (A ) Ele foi encontrado por mim.
5. (D) Penteou-se os cabelos.
6. (E) E os dois olharam-se por longo tempo.
7. (D) Zezinho feriu-se levemente com a faca.
8. (D ) Priscila admirou-se diante do espelho.
9. (E ) Os jogadores cumprimentaram-se.
10. ( B ) Foram derretidas as jóias.
11. (A ) As flores são regadas pelo jardineiro.
12. (A ) O rapaz se machucou.
13. ( C ) Admirava-se a Deus.
14. (C ) Amava-se a todos.
15. (D ) Os carros entrechocaram-se.
16. ( A ) Eu me lavo todos os dias.
17. (C ) Sofia deixou-se estar à porta da casa.
18. (C ) Precisa-se de operários especializados.
19. (C ) Dá-se terra a quem quiser.
20. (A ) O sol se erguia no horizonte.
21. (C ) Prenderam-se os ladrões.
22. (A ) Dulce foi traída pelos gestos.
23. ( C ) Escreveu-se o livro.
24. ( A ) O neném foi envolvido em panos limpos.
25. (A ) Maneco se envolvia em brigas e arruaças.
26. ( D ) Nós nos afastaremos imediatamente.
27. (C ) Cercaram-se os ladrões.
28. ( A ) O livro foi escrito por mim.
29. (E ) Nós derrotamos o adversário.
30. ( C ) Põem-se as flores nos vasos da varanda.
31. (C) Tinha-se enviado um convite ao ministro.
32. (A ) Não se vendiam apartamentos.
33. (A ) Cabelos foram arrancados.
34. (A ) Que osso duro de roer!
35. (A ) Ela é uma moça difícil de convencer.
36. (A ) O papa seria visto na rua.
37. (C ) Ver-se-ia o Papa na rua.
38. (C ) Matam-se animais nas ruas.
39. (C ) Puseram-se as frutas na geladeira.
40. (A ) Tudo foi transformado em pó.
41. (C ) Transformou-se tudo em cinzas.
42. ( D ) Aguinaldo se benzeu várias vezes.
43. ( A ) Manuel se queixou do frio.
44. (D ) O menino cortou-se com o vidro.

46. (D ) Consertam-se aparelhos elétricos.
47. ( C) Rodrigo sentiu-se erguido dos fardos.
48. ( E ) Tu jamais te preparaste para a tragédia.
49. (A ) O público vaiaria o cantor.
50. (C ) Analisar-se-ão os trabalhos esta manhã.
51. ( C) Reformam-se roupas.
52. (E ) Deram-se as mãos e caminharam juntos.
53. ( E) Os torcedores insultavam-se.
54. (C) Estava-se feliz com o resultado da prova.
55. ( B) O ladrão foi perdoado pela justiça.
56. ( A) Arrombaram a casa da esquina.
57. ( C ) Arrombou-se a casa da esquina.
58. ( A) Enviaram um belo presente ao vencedor.
59. ( B) O regulamento será obedecido por nós.
60. (D ) Sua filha não se penteia para os homens.
61. (C ) Encerram-se hoje as inscrições.
62. ( A) Elas podem chegar ainda hoje.


Exercícios de revisão

1 - Analise sintaticamente o pronome reflexivo em destaque: O caçador medicou-se.

a) sujeito
b) objeto direto
c) objeto indireto
d) complemento nominal

2 "O herdeiro, longe de compadecer-se, sorriu e, por esmola, atirou-lhe três grãos de milho. O se no trecho anterior é:


a) índice de indeterminação do sujeito
b) pronome apassivador
c) parte integrante do verbo
d) complemento nominal



3 -  Transpondo para a voz ativa a frase: "Os ingressos haviam sido vendidos com antecedência", obtém-se a forma verbal:

a) venderam
b) vendeu-se
c) venderam-se
d) haviam vendido



4-  Assinale a única opção em que o verbo não se encontra na voz passiva:
a) Far-se-ão registros e títulos eleitorais.
b) O cabo eleitoral e o candidato elogiaram-se durante a votação.
c) Apuraram-se rapidamente os votos daquela região.
d) Em outras épocas já se fizeram experiências semelhantes.



5 -  "Suas ações deixaram nossos companheiros boquiabertos."
No período acima, encontra-se:
a) adjunto adnominal
b) complemento nominal
c) predicativo do sujeito
d) verbo transitivo indireto


6 - A correta transposição da voz ativa para a passiva conserva a equivalência de sentido entre as seguintes construções:

a) os brasileiros deram uma resposta / uma resposta tem sido dada pelos brasileiros
b) nem por isso entregaríamos o país ao despotismo / nem por isso o país seria entregue por nós ao despotismo
c) que os militares resolvam a situação / que os militares venham a resolver a situação
d) aceitariam uma ditadura / uma ditadura teria sido aceita


8 -  Assinale a única opção que não pode ser passada para a voz passiva:

a) Ter-se-iam verificado as falhas.
b) Divulgou-se o índice da inflação.
c) Vendem-se casas a seus inquilinos.
d) Trata-se de uma infâmia.


9 -  Na frase "O juiz julgou o réu culpado", é incorreto afirmar que:

a) "julgou" é verbo transitivo direto e indireto
b) "julgou" é verbo transitivo direto
c) "culpado" é comlemento nominal
d) O predicado da frase é classificado como verbo nominal

"Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo em menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero. O que estava escrito é muito interessante, leiam:

1. A vida não é fácil — acostume-se com isso.

2. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA!!! Faça certo da primeira vez!

9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10. Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

11. Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles."
Excelêntes apresentações parabéns!
A leitura engrandece a alma.















28 - 03 - 2013
Esta semana não colocarei exercícios, estudem para as avaliações!

25 - 03 - 2013 

Complemento nominal

1 - Os termos destacados estão corretamente classificados, exceto em:
a – (     ) Ficaram encantados com sua gentileza – objeto direto
b – (     ) Com as mãos no rosto, parecia petrificado – predicativo do sujeito
c – (     ) Quanto tempo perdido em brincadeira! - Adjunto adnominal
d – (     ) Procurava alívio para seus sofrimentos – complemento nominal
e – (     ) A mim, pobre infeliz, todos abandonam – aposto


2 - Atenha-se às orações a seguir no intuito de destacar o complemento nominal por elas representado:
a – Marcos sempre foi leal com seus amigos.
b – Algumas empresas determinaram uma limitação dos lucros.
c – Os alunos apresentaram resistência à decisão do diretor.
d – Estamos contentes com sua visita.
e – Todos os projetos foram benéficos à população.


3 - Tendo em vista que o complemento nominal e o objeto indireto assemelham-se pelo uso da preposição, explique a diferença que há entre ambos no que se refere às suas funções.
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________ 


11-03-2013 Complemento nominal

1 - Classifique os objetos destacados nas frases abaixo.

a- É preciso desenvolver o turismo no Brasil.
b- Contei-lhe apenas o que ouvi. 
c- O homem do cartório explicou isso também a ele.
d- Cada um calça o sapato que lhe serve, dizia minha avo. 
e- Há situações de que não gostamos, mas temos que enfrentá-las.

2 - Sublinhe os complementos nominais.

a-  Sempre é bom um diálodo com um amigo.
b- responderam favoravelmente ao ser pedido de licença.
c- Foi proibida a venda de bebidas alcoólicas.
d- Comer cereais é beneficio à saúde.
e- temos necessidade de sua palavra.
f- Estava submisso a todos.
g- O relato das informações era sempre mentiroso.
h- O menino é devotado ao  conhecimento da profissão.

3 - informe a função sintática dos termos destacados.

a- Perdoei-lhe a dívida.
b- necessitamos de reformas sociais  
c- Os trabalhadores merecem salários justos. 
d- Esse é o presente que eu pedi. 
e- Reagiu o povo contra a poluição da praia. 
f- A comida pareceu-lhe azeda. 
g-  


 22 - 02 - 2013

15-02-2013  -  REDAÇÃO

Leia o texto abaixo e deixe seu comentário sobre a moral da história. (máximo 3 linhas).


O Vento e o Sol
O sol e o vento estavam disputando quem era mais forte os dois viram um viajante e o sol disse: - Você primeiro. O vento soprou com muita força e desistiu. Então o sol brilhou com o esplendor e assim o viajante tirou o casaco.


Revisão





  
Exercícios sobre verbos defctivos, anômalos e abundantes

1 - Tendo em vista a classificação que se atribui aos verbos, dê dois exemplos de:

a- verbos defectivos

b- verbos anômalos


c- verbos abundantes

 

   EXERCÍCIOS (conteúdo dois pontos)

Introduza dois pontos onde for possível.

1. O Hospital de S. João é muito fácil de encontrar para quem vem pela auto-estrada de Braga. Ao entrar na Circunvalação para oeste, aparece logo à nossa esquerda.

2. Quando saí de casa naquele dia havia só uma ideia na minha mente a minha vida vai mudar.

3. Há duas coisas na vida que não podes desperdiçar o tempo e a saúde.

4. Mariana disse baixinho ao irmão que não desse um pio.

5. O extraterrestre entrou no hotel e cumprimentou a recepcionista, distraída a ler o jornal.

6. O vírus da gripe tranforma-se de ano para ano, o que inviabiliza a total eficácia da vacina.

7. Assim diz o ditado para grandes males grandes remédios.

8. Quando acabar este curso, vou ter tempo para fazer tudo o que não tenho podido fazer, vou ler autores portugueses, ver filmes que me escaparam, inscrever-me em aulas de ginástica, e estudar mais uma língua estrangeira.

9. Leia com atenção e responda às questões seguintes. Há quanto tempo começou a escrita? Quais os primeiros documentos escritos de que há memória? Quais as funções dos primeiros textos escritos?

1 0. Diz o tesouro para a tesoura, vamos esquecer o tesoureiro.


 Exercícios sobre vozes do verbo

Identifique as Vozes Verbais usando para Voz Ativa (VA), Passiva Analítica (VPA), Passiva Sintética (VPS) e Reflexiva (VR):
O1. Alugaram-se todas as casas da vila.
02. O garoto feriu-se com o canivete.
03. O homem é corrompido pela sociedade.
04. Consertam-se aparelhos eletrônicos.
05. Felipe plantou uma rosa.
06. Os meninos admiravam a locomotiva.
07. João foi ferido por Paulo.
08. A moça admirava-se no espelho.
09. Não se vê viva alma na praça.
10. Os pais educam os filhos.
11. Os dois pretendentes insultaram-se.
12. O cachorro ficou esmagado pelas rodas do carro.
13. Eu machuquei o rapaz.
14. Todos comeram uma fatia do bolo.
15. Nunca se ouviram queixa dele.
16. A casa foi vendida pelo corretor.

17. Abraçaram-se com alegria e emoção.
18. Ele fez todo o trabalho em apenas um dia.
19. Os dois falaram-se rapidamente.
20. Cortaram o cabelo da criança.
21. Carla foi correr no parque.
22. O cabelo da criança foi cortado.
23. Praticam-se ações humanitárias.
24. O Detento havia sido libertado pelo juiz.
25. A apresentação agradou ao público.





Exercícios sobre complemento nominal

1. A oração que apresenta complemento nominal é:
a) Os pobres necessitam de ajuda.
b) Sejamos úteis à sociedade.
c) Os homens aspiram à paz.
d) Os pedidos foram feitos por nós.
e) A leitura amplia nossos conhecimentos.

Grife o COMPLEMENTO NOMINAL das frases abaixo e identifique a palavra que o complementa (advérbio, adjetivo ou substantivo):
a) Os amigos estavam à espera de notícias. substantivo
b) Teobaldo foi cúmplice do desfalque.substantivo
c) As crianças têm loucura por guloseimas.substantivo
d) Sinto imenso carinho por você.substantivo
e) Estou contente com os resultados.adjetivo
f) As pessoas têm necessidade de amor.substantivo
g) Tenho amor à pátria.substantivo
h) O público é ávido de informações.adjetivo

02. Observe os complementos grifados das frases. Classifique-os em OBJETO DIRETO, INDIRETO ou COMPLEMENTO NOMINAL.
a) Você se queixa de tudo.
b) O redator chamou seus auxiliares.
c) Bruno está apto para o trabalho.
d) Em casa, lemos a Folha de São Paulo.
e) Compramos um livro interessante.
f) Rebeca tem paixão por música.
g) Desconfiaram de mim.

03. Faça a análise sintática completa da seguinte oração: “O ser humano tem necessidade de diálogo”.

o, humano -
ser - 
tem - 
necessidade - 
de diálogo - 

4 - Associar:
a) objeto indireto
b) complemento nominal
c) adjunto adnominal
d) adjunto adverbial

01) (   ) A asa da xícara quebrou.
02) (   ) Julgaram o ladrão pela sua aparência.
03) (   ) Todo mundo falava do acontecimento.
04) (   ) A falta às aulas prejudicava-o .
05) (   ) A esperança de perdão prejudicava-o .
06) (   ) Ainda não chegara a hora do perdão.
07) (   ) A defesa do réu foi dificílima.
08) (   ) A mulher do réu chorava.
10) (   ) Partiremos de madrugada.
11) (   ) O telhado foi construído de zinco.
12) (   ) Comprei um chapéu de palha.
13) (   ) Ele apenas cumpriu com o dever.
14) (   ) Castigava os escravos com açoite.
15) (   ) Jamais sairei com você


Pessoal este gráfico ajudará  na memorização das classes de palavras


Adjetivos Pátrios

Acre - acreano


Amapá- amapaense


Estados Unidos - estadunidense, norte-americano


Grécia - grego, helênico


Índia - hindu, indiano


Lisboa - Lisboeta


João Pessoa - pessoense


Florianópolis- florianopolitano


Fortaleza - fortalezense


Costa Rica - costarriquenho


Porto Velho - porto-velhense


Espírito Santo - capixaba, espírito-santense


Buenos Aires - portenho


Rondônia - rondoniense


Salvador - soteropolitano, salvadorense


Três Corações - tricordiano


Porto Velho - porto- velhense


Rio de Janeiro - carioca (cidade); fluminense (estado)


Moscou - moscovita


Foz do Iguaçu - iguaçuense


Havana - havanês


Natal - natalense


Rio Grande do Sul - gaúcho; sul-rio-grandense; rio-grandense- do- sul


Goiânia - goiano


Japão - japonês, nipônico


São Luís - são-luisense


Macapá - macapaense


Jerusalém - hierosolimitano; hierosolimita


Santa Catarina - catarinense; barriga- -verde


Vitória - vitoriense


Maceió - maceioense


Rio Branco - rio- branquense

São Paulo - paulista (estado); paulistano (cidade) 





Locuções adjetivas

de abdômen: abdominal
de abelha: apícula
de açúcar: sacarino
de águia: aquilino
da alma: anímico
de aluno: discente
de arcebispo: arquiepiscopal
de baço: esplênico
de bispo: episcopal
de boca: bucal, oral
de bronze: brônzeo, êneo
de cabeça: cefálico
de cabelo: capilar
de cabra: caprino
de campo: rural, campesino
de Carlos Magno: carolíngio
de cavalo: eqüino, hípico
de chumbo: plúmbeo
de chuva: pluvial
de cidade: citadino, urbano
de cinza: cinéreo
de cobra: viperino, ofídico
de cobre: cúprico
de coração: cardíaco, cordial
de criança: pueril, infantil
de dedo: digital
de dinheiro: pecuniário
de esposos: esponsal
de estômago: estomacal, gástrico
de estrela: estelar
de fábrica: fabril
de farinha: farináceo
de fígado: hepático
de fogo: ígneo
de garganta: gutural
de gato: felino
de gelo: glacial
de guerra: bélico
de idade: etário
de ilha: insular
de inverno: hibernal
de irmão: fraternal
de lago: lacustre
de leão: leonino
de lebre: leporino
de leite: lácteo
de lobo: lupino
de mãe: maternal, materno
de marfim: ebúrneo, ebóreo
de memória: mnemônico
de mestre: magistral
de moeda: monetário, numismático
de monge: monacal, monástico
de morte: mortífero, letal
de nádegas: glúteo
de nariz: nasal
de neve: níveo
de norte: setentrional, boreal
de núcleo: nucleico
de olho: ocular, óptico, oftálmico
de orelha: auricular
de ouro: áureo
de outono: outonal
de ouvido: ótico
de ovelha: ovino
de paixão: passional
de pântano: palustre
de pedra: pétreo
de peixe: písceo
de pele: epidérmico, cutâneo
de pescoço: cervical
de porco: suíno
de prata: argênteo
de predador: predatório
de professor: docente
de prosa: prosaico
de proteína: protéico
de pus: purulento
dos quadris: ciático
de rato: murino
de rim: renal
de rio: fluvial
de rocha: rupestre
de selo: filatélico
de selva: silvestre
de sonho: onírico
de sul: meridional, austral
da terra: telúrico
de terremotos: sísmico
de touro: taurino
de umbigo: umbilical
de velho: senil
de vento: eólio, eólico
de verão: estival
de vidro: vítreo
de vontade: volitivo



Saiba o que é crônica


A crônica é um tipo de narração, uma história curta em grande parte  das vezes. Você pode encontrar crônicas em livros (podem ser compilações e crônicas), jornais (em sessões especificas para as histórias), internet e diversos meios de comunicação.
Em grande parte as crônicas falam do dia-dia, sempre tem algum tipo de ensinamento, não explicito, mas incutido na narrativa. Há algumas características nas crônicas. Você vai encontrar essas histórias tanto em primeira como em terceira pessoa. O estilo coloquial também é bem marcante e talvez seja o que torna mais gostoso ler uma boa crônica.
A linguagem pode variar de acordo com a intenção do autor, uma linguagem que vá pelo caminho da ironia ou do humor. Realmente varia muito de escritor para escritor. Os fatos dessas histórias podem ser reais ou fictícios.
A denominação deste tipo de textos, crônica, vem do latim chronica e significa algo como contar acontecimentos em ordem cronológica. Podemos entender como uma espécie de registro dos acontecimentos em sua ordem original.
O advento da imprensa fez com os dois últimos séculos fossem povoados de crônicas, isso por que este tipo de história vai muito bem nas paginas dos jornais.